segunda-feira, 29 de maio de 2017

ESCOLA VILEBALDO AGUIAR PARTICIPA DA 20ª EDIÇÃO DAS OLIMPIADAS DE ASTRONOMIA E 11ª MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES










Os alunos da EEM Vilebaldo Aguiar participaram nos dias 18 e 19 de maio de mais uma edição das olimpíadas de Foguetes (MOBFOG) e Astronomia (OBA). Com um calendário bastante cheio em 2017 a escola Vilebaldo mais uma vez irá concorrer com outras escolas a nível nacional a fim manter o bom desempenho que conquistou nos últimos anos.
                Este tipo de olimpíada desperta nos alunos muitas curiosidades, por exemplo, como um foguete construído com garrafa pet consegue subir usando apenas vinagre e bicarbonato de sódio? Aí é que entra as aulas de química para explicar as reações que ocorrem no interior da garrafa. Segundo a professora da disciplina de Katilânia, a reação acontece porque o vinagre tem um elemento químico chamado de ácido acético, que produz acetato de sódio e que reage com o bicarbonato  de sódio liberando dióxido de carbono (gás carbônico) que vai fazer uma pressão no interior da garrafa (...), é aí então que entra os conceitos de física que vai desde a construção do foguete com sua aerodinâmica até a terceira lei de Newton (Ação e reação), diz o professor de física Romildo Moura. Na opinião da aluna Maria Clara do 1°A, “a oportunidade de participar das olimpíadas é uma garantia de adquirir conhecimentos é uma experiência ímpar”. Os alunos se divertem com os disparos dos foguetes e também aprende na sala de aula a teoria.
                Quanto à olimpíada de astronomia, para alguns é uma experiência nova e faz com que os alunos aprendam um pouco mais com a história da astronomia já que a mesma não é muito explorada no currículo do ensino fundamental e médio. Segundo o aluno Douglas Siqueira, “Gostei muito de participar da OBA, foi bem interessante, com questões que envolviam temas diversos sobre astronomia e astronáutica, isto nos ajuda a praticar a diversidade dos conteúdos referentes ao tema”.