sexta-feira, 3 de junho de 2011

HISTÓRIA

NOSSA SENHORA DA PALMA”.  

A história relata que a imagem de nossa Virgem Padroeira veio para Baturité trazida de Quixadá  pelos índios Jenipapos e Canindés que foram  aldeados no Sítio “Comum” nas faldas da Serra de Baturité, onde passaram a venerar, numa igrejinha de taipa, a pequena efígie.
 
Tratava-se de uma imagem de madeira Portuguesa, de 40 cm de altura, do século XVIII, de Nossa Senhora da Assunção, com o menino Jesus no braço esquerdo e uma pequena Palma na mão direita. A pequena escultura, de rara beleza, foi roubada, há alguns anos e nunca mais foi encontrada.

 Todavia,  a invocação é bem mais antiga do que parece.

Durante o Reinado de Felipe II de Espanha foi erguido em 1597 no Município de Mugardos, na província de Corunha, comunidade autônoma da Galiza, na Espanha, o “Forte de Nossa Senhora da Palma” que fazia parte do Sistema defensivo da foz do Rio de Ferrol, fronteiro ao Castelo de San Felipe, na outra margem.  

Existe, também, a Igreja de Nossa Senhora da Palma, na cidade de Salvador (BA). A construção do templo sobre o “Monte das Palmas’ por volta de 1630, deve-se a um ex-voto feito por Bernardino da Cruz Arrais. O convento, desenvolvido em torno de um pátio retangular, ladeado pela igreja, foi iniciado em 1670. Inicialmente pertencia à Ordem dos Agostinhos Descalços, posteriormente, em 1822, foi transferida para a Irmandade do Senhor da Cruz.

A imagem acima que ornamenta a Igreja soteropolitana é de incomum beleza, porém num estilo um pouco diferente da imagem de nossa querida Senhora da Palma de Baturité.  


Professora Helena