segunda-feira, 28 de maio de 2012

I OLIMPIADA EM HISTÓRIA DO BRASIL DA ESCOLA VILEBALDOAGUIAR PROVA- TERCEIRA FASE


01.Questão Leia o texto. “A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
a) A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.


02. Questão A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor." (Stuart B. Schwartz, Segredos internos.) A partir do texto pode-se concluir que:
a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.
b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.
c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.


03. Questão "O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatários." (Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.) As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de:
a) Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem. 
 
04. Questão Chama, num eufemismo envergonhado, ‘o encontro’ de sociedades do Antigo e do Novo Mundo.”
CUNHA, Manuela Carneiro da (org). História dos índios no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Cia das Letras, 1998. p. 12.
A chegada dos europeus no que veio a ser por eles denominado de América, ocasionou o encontro entre sociedades que se desconheciam. No caso dos que estavam a serviço da Coroa de Portugal, o encontro formalizou contatos, confrontos, alianças com tribos nativas litorâneas, grande parte de origem tupi.
Acerca desse encontro entre portugueses e tupis nas terras que vieram a ser chamadas de
Brasil, é correto afirmar que:
a) entre 1500 e 1530, os contatos foram pacíficos e amistosos, facilitando o estabelecimento
das práticas de escambo do pau-brasil e o surgimento dos primeiros aldeamentos
organizados por jesuítas;
b) o desconhecimento por parte dos nativos de qualquer tipo de agricultura foi o principal
obstáculo para a utilização de sua mão-de-obra no estabelecimento da lavoura
canavieira; isso somado à resistência à catequese ocasionou confrontos constantes
entre portugueses e tupis
c) as intenções de colonizadores portugueses – “expandir a fé e o Império” – bem como
suas práticas colonizadoras – doação de sesmarias, estímulos ao cultivo da cana, catequese
dos nativos –, transformaram o encontro em um desastre demográfico para as
tribos tupis do litoral;
d) os rituais antropofágicos praticados pelos tupis, ao lado das rivalidades constantes entre
as tribos, foram fatores que contribuíram para a predominância de choques militares
com os portugueses, tornando inevitáveis, por sua vez, a ocorrência de guerras justas;

05. Questão
Aqui espero tomar, senão me engano
De quem me descobriu, suma vingança
E não se acabará só nisso o dano
Da vossa pertinaz confiança:
Antes em vossas naus vereis a cada ano,
Se é verdade o que o meu juízo alcança,
Naufrágios, perdições de toda sorte,
Que o menor mal de todos seja a morte!
Os versos de Camões, em Os lusíadas, retratam os perigos dos navegantes portugueses no mar infinito e, em especial, um episódio ocorrido com a esquadra de Cabral rumo às Índias após o descobrimento do Brasil, quando dobrava o Cabo da Boa Esperança. Assinale a alternativa correta.
a) Os versos falam do naufrágio da nau de Bartolomeu Dias, que anos antes dobrara no mesmo lugar o Cabo das Tormentas, abrindo caminho para atingir as Índias.
b) Camões descreve o episódio da nau de Diogo Dias, desgarrada da esquadra.
c) Os versos falam da nau de Sancho de Tovar, encalhada em Melinde e posteriormente incendiada por ordem de Cabral.
d) Camões refere-se à nau de Vasco de Ataíde, que desapareceu no início da viagem de Cabral ao Brasil.
e) O poeta fala da segurança das viagens que acompanharam o período denominado “Carreira das Índias”.

06. Questão Ao comentar a arte brasileira, Benedito L. de Toledo faz a seguinte descrição:
E se olharmos para o teto, veremos o próprio céu retratado em pintura ilusionística no forro,
que foi rompido para mostrar o Paraíso com a Virgem, os anjos e os santos. A talha usará colunas torcidas recobertas de vinhas e povoada de querubins, aves, frutos, cada elemento procurando vibrar e tomar todo o espaço possível. As colunas torsas serão as grandes eleitas porque sua estrutura helicoidal é o próprio movimento sem fim. À noite, os interiores das igrejas revelam novas surpresas. A iluminação à vela produz uma luz vacilante que faz vibrar o ouro da talha, dramatiza as pessoas e as imagens. Sente-se que se está num espaço consagrado pelo perfume do incenso vindo do altar-mor, onde é mais intenso o brilho do ouro na luz incerta das velas.”
[adaptação] TOLEDO, Benedito Lima de. Apud: FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil, São Paulo: Ática, 1995. p. 166.
O autor da descrição se refere ao caráter essencial do estilo:
a) Barroco – Lirismo, apelo à emoção, busca de uma dinâmica infinita, solicitação de todos os sentidos.
b) Naturalista – solidez, despertar da fé pela contemplação da natureza, quer do reino animal, vegetal ou mineral.
c) Gótico – grandiosidade e leveza, tornada possível graças ao emprego de arcos em forma de ogiva e de inúmeros vitrais.
d) Neoclássico – ênfase na harmonia e no equilíbrio, apelo às faculdades racionais do homem e realce para os elementos estruturais da construção.

07. Questão Leia as afirmativas a seguir, referentes à Guerra do Paraguai (1864-1870).
I. A forte retração demográfica verificada no Paraguai durante o confronto bélico ocorreu
devido às mortes em combate, às epidemias e à fome.
II. Um dos elementos deflagradores dessa Guerra foi a intervenção brasileira no Uruguai,
que culminou com a deposição do presidente Atanásio Aguirre.
III. O conflito envolvendo o Paraguai versus a Tríplice Aliança foi decorrência exclusiva
dos interesses econômicos do imperialismo britânico na América do Sul.
Quais estão corretas?
a) Apenas I. b) Apenas II.
c) Apenas III. d) Apenas I e II.

08. Questão Um dos fatores determinantes para a crise do Segundo Reinado foi a denominada
Questão Militar. Sobre essa questão e seus desdobramentos na política brasileira, são feitas as afirmações abaixo:
I. A Questão Militar foi uma clara demonstração da insatisfação de setores do Exército em relação às elites civis – os casacas —, que controlavam a política nacional.
II. Os integrantes do Exército que participaram da derrubada da Monarquia eram influenciados pelas idéias positivistas, sendo defensores de um projeto de república autoritário.
III. Após a instauração da República, os militares não intervieram mais na política nacional até a eclosão do golpe de 1964.
Quais estão corretas?
a) Apenas II.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.

09. Questão Observe, com atenção, a ilustração abaixo.


A figura se relaciona à elite brasileira na segunda metade do século XIX. A respeito da
referida representação, é correto afirmar que:
a) a influência da cultura francesa no processo de urbanização expressou-se na moda valorizada
por ambos os sexos.
b) a modernização na maneira de vestir deveu-se à criatividade da elite nacional, que conseguiu
romper com a tradição.
c) o uso do “fraque” pelos homens e a valorização dos vestidos longos pelas mulheres
restringiam-se às ricas Províncias do Sul.
d) a liberdade das mulheres de passearem sozinhas nas cidades representou o primeiro
passo da emancipação feminina.

10. Questão
ESCRAVOS”
Vende uma pessoa chegada há pouco do Norte bonitos e moços, entre elles notão-se um oficial
de ourives, uma bonita crioula, uma parda de 18 a 20 annos com habilidades, um preto padeiro e
forneiro, um bonito pardo de 17 annos, optimo para pagem e mais pretos moleques; na rua da
Alfandega n. 278.”
Jornal do Commercio, 1854. Apud: NOVAIS, Fernando. A História da Vida Privada no Brasil, v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 251.
O anúncio acima, publicado num Jornal do Rio de Janeiro, indica que os referidos escravos eram oriundos de uma Província do Norte, classificação onde se inseria o Ceará, que participou do comércio negreiro interprovincial, em virtude:
a) da promulgação da Lei do Ventre Livre que proibia a permanência da mão-de-obra escrava nas atividades agrárias algodoeiras.
b) da qualificação dos escravos, garantida através da educação ministrada pela Igreja e apoiada pelos abolicionistas locais.
c) do fracasso da campanha desenvolvida por Francisco Nascimento, o Dragão do Mar, contra o comércio de escravos.
d) da proibição do tráfico negreiro internacional e da ausência de atividade produtiva que dependesse sobretudo do trabalho escravo.

11. Questão O Bloqueio Continental, em 1807, a vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos em 1808, constituíram fatos importantes
a) na formação do caráter nacional brasileiro;
b) na evolução do desenvolvimento industrial;
c) no surgimento das disparidades regionais;
d) na constituição do ideário federalista.

12. Questão Os Estados Nacionais que se organizam depois das independências no Brasil e nos países americanos de colonização espanhola, entre as décadas de 1820 e 1880, são semelhantes quanto à
a) vontade de participar do comércio internacional e diferentes quanto à adoção de regimes
políticos.
b) decisão de imediata abolição da escravidão e diferentes com relação à defesa da propriedade
comunal indígena.
c) defesa do sufrágio universal e diferentes com relação às práticas do liberalismo econômico.
d) defesa da ampliação do acesso à terra pelos camponeses e diferente com relação à
submissão à Igreja Católica.

13. Questão- Veja a charge e responda à questão:

Fonte: http://maallulopes.blogspot.com/2011/03/revolta-da-vacina.html
A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta de um sistema eficiente de saneamento básico. Este fato desencadeava constantes epidemias. A população de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto.
Podem ser ditas como doenças daquela época:
(A) febre amarelapeste bubônica e varíola.
(B) dengue, peste bubônica e varíola.
(C) febre amarela, gangrena e varíola.
(D) dengue, febre amarela e gripe espanhola.

14. Questão A República Velha (1889-1930), ao longo da história, deve ser vista, na realidade, como a expressão de um Estado oligárquico.
Leia as alternativas abaixo, e escreva V nas frases verdadeiras e F nas falsas:
( ) A “a política do café com leite” foi uma aliança entre as oligarquias mineira e paulista.
( ) A República Velha caracterizou-se pelo governo exclusivo dos militares, sendo por isso chamada de República da Espada.
( ) “Voto de cabresto” era o nome dado ao voto aberto, sistema pelo qual os eleitores eram obrigados a declarar publicamente o seu candidato, ficando sujeito às pressões dos “coronéis”.
( ) No início da década de 1920, crescia o descontentamento social contra o tradicional sistema oligárquico que dominava o poder político brasileiro.
A sequência correta é:
a) F, V, F, F.
b) F, V, F, V.
c) V, F, V, V.
d) V, F, V, F.

15. Questão No final de seu mandato, o Presidente Itamar Franco estava no auge da popularidade e transferiu todo o seu prestígio para a candidatura de Fernando Henrique Cardoso, indicado pelo PSDB para disputar as eleições presidenciais de 1994.
A vitória de Fernando Henrique Cardoso nessas eleições teve como fator decisivo a:
  1. A redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras produtivas no país.
  2. Politica externa de importação de produtos do MERCOSUL, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.
  3. Implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
  4. Queda do desemprego, devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.
16. Questão Como previa a constituição de 1988, as eleições de 1989 ocorreram em dois turnos. O primeiro turno, realizado em 15 de novembro, teve como vencedor Fernando Collor de Mello e Luís Inácio Lula da Silva. O segundo foi marcado por forte polarização ideológica: Collor e Lula eram as novas caras da direita e esquerda do Brasil. Em 17 de novembro de 1989, os eleitores brasileiros voltaram às urnas para o segundo turno. Collor venceu com 42,75% dos votos contra 31,07% de Lula. Houve 14,4% de abstenções, 1,2% dos eleitores votaram em branco e 3,7% anularam o voto.
Dentre os fatores que favoreceram a vitória, por reduzida margem de votos, de Fernando Collor de Mello sobre Luís Inácio Lula da Silva, no segundo turno das eleições de 1989, apontamos:
  1. As táticas amedrontadoras de Collor sobre o eleitorado conservador, o confronto ideológico e o apoio da mídia.
  2. A oposição do governo norte americano ao candidato Collor de Mello, já que esse se posicionava contra ao modelo neoliberal.
  3. A convicção de Lula de privatizar estatais e o discurso moralizante assuntaram os segmentos mais ilustrados da classe média.
  4. A proposta social de Collor, francamente favorável à reforma agrária, e a defesa de um maior papel do Estado na economia.
17. Questão Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789, proclama, ao mesmo tempo, a igualdade entre os homens e a preservação do direito de propriedade, cuja distribuição entre os homens é habitualmente muito desigual. No contexto das idéias liberais da época em que o documento foi redigido, é correto afirmar que,
a) o caráter contraditório do documento se deve a que a Assembléia Nacional Constituinte quis contentar a todas as facções.
b) não é contraditório que ele proclame, ao mesmo tempo, a igualdade e o direito de propriedade, já que se pretendia estender o acesso à propriedade a todos os franceses.
c) é contraditória a proclamação simultânea da igualdade e do direito de propriedade, já que, se a distribuição da propriedade for igualitária, torna-se impossível a liberdade.
e) não é contraditório que ele proclame, ao mesmo tempo, a igualdade e o direito de propriedade,
já que a liberdade a que se refere é exclusivamente civil, legal e institucional.

18. Questão A charge da revista ilustra

a) os conflitos do governo de Getúlio Vargas com as companhias norte-americanas para nacionalizar a extração e produção de petróleo.
b) a pressão de empresas internacionais contra o processo de nacionalização do petróleo brasileiro, intensificado após a 2ª Guerra Mundial.
c) a crise de produção de petróleo, após a 2ª Guerra Mundial, que levou as “sete irmãs” a exigirem a desnacionalização da produção no Brasil.
d) o momento da criação da Petrobrás, com o apoio das companhias de petróleo internacionais, interessadas em explorar o solo brasileiro.

19. Questão Sobre os últimos 50 anos no Brasil, é possível afirmar que:
a) cresceu a população das cidades, desapareceu a dependência econômica e acentuou-se
o preconceito racial.
b) progrediu a tendência ao federalismo, a Igreja Católica perdeu seu poder e foram raras
as crises econômicas.
c) aumentou o setor de serviços, houve significativo êxodo rural e a condição da mulher
transformou-se.
d) melhorou a pesquisa científica, a economia atingiu patamares de primeiro mundo e a
tecnologia alcançou a maioria da população.

20ª Questão: Tarefa
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio histórico e cultural brasileiro".
Dispõe ainda que esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam:
  • as formas de expressão
  • os modos de criar, fazer, viver;
  • as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
  • as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
  • os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Esses bens materiais e imateriais que formam o patrimônio histórico e cultural brasileiro são, portanto, os modos específicos de criar e fazer (as descobertas e os processos genuínos na ciência, nas artes e na tecnologia); as construções referenciais e exemplares da tradição brasileira , incluindo bens imóveis (igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos) e bens móveis (obras de arte ou artesanato); as criações imateriais como a literatura e a música; as expressões e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral, assim como as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.

Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio histórico e cultural, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna"- na verdade, a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração.


Com base no texto acima descrito e de acordo com os seus conhecimentos acerca do assunto supracitado, elabore um texto de cunho dissertativo, com o seguinte tema: “Do Patrimônio Histórico e Cultural do meu município eu cuido. E você?”

OBS: O texto dissertativo deve obedecer ao número mínimo de 15 linhas e o máximo de 25 linhas; deverá conter uma fotografia que possa caracterizar o tema proposto, que deve ser feito obedecendo a Norma Culta da Língua Portuguesa, sendo que o mesmo deverá ser produzido em folha de modelo padrão elaborado pela Equipe Organizadora da referida Olimpíada, que encontra-se disponível na Sala de Multimeios da Escola Vilebaldo Aguiar, devendo ser entregue pelas equipes no prazo estabelecido pelo referido Edital.