sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Em visita ao Brasil, Kasparov defende o uso do xadrez na educação.



Gary Kasparov jogou xadrez contra 20 crianças e jovens selecionados pelo Sesi (Foto: Paulo Guilherme/G1)Gary Kasparov jogou xadrez contra 20 crianças e jovens selecionados pelo Sesi (Foto: Paulo Guilherme/G1)
 O ex-campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov, participou nesta quinta-feira (1º) de uma partida simultânea contra 20 crianças e jovens no Teatro do Sesi São Paulo. Antes da apresentação, Kasparov deu uma palestra na qual destacou a importância do uso do xadrez na educação. De acordo com Kasparov, o xadrez é muito importante na formação dos estudantes, pois desenvolve o raciocínio e novas habilidades.
“O xadrez abre a mente das crianças e ajuda a ter uma visão melhor do problema que elas têm diante de si, melhorando a disciplina, habilidade de ter a visão geral, atitude e autoestima”, ponderou Kasparov. O enxadrista nascido no Azerbaijão, antiga república soviética, destacou ainda que espera que sua visita ao Brasil estimule novos estudantes a se aprofundar no estudo do xadrez. “O xadrez é ótimo para desenvolver o talento da criança”, disse Kasparov, que foi o mais jovem campeão mundial de xadrez da história (22 anos).
Em cerca de uma hora e meia Kasparov derrotou todos os adversários, a maioria com xeque-mate. A jovem Thauane Ferreira de Medeiros, de 17 anos, foi uma das últimas a ser vencida pelo ex-campeão mundial. “Cheguei a estar em vantagem em relação a ele no final, mas errei e acabei tendo de dar a vitória a ele por abandono”, disse.
A jovem destacou a importância do xadrez para o desenvolvimento do raciocínio lógico. “Não sou fã de matemática, mas amo lógica, e acho importante que as escolas adotem o xadrez no aprendizado das crianças.”
A jovem Thauane Ferreira de Medeiros deu trabalho ao exadrista (Foto: Paulo Guilherme/G1)A jovem Thauane Ferreira de Medeiros deu trabalho ao exadrista (Foto: Paulo Guilherme/G1)
 
FONTE: G1