terça-feira, 31 de maio de 2011

MISSÃO E VALORES DA ESCOLA VILEBALDO AGUIAR




SITUAÇÃO
ECONÔMICA

EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA
MÍDIA

- Instabilidade da situação mundial,decorrente de uma conjuntura sócio-político   e conômico-
cultural globalizada;

-desigualdades sociais, o crescimento da injustiça,

-Competição exacerbada, da violência e da
falta de posições éticas em defesa dos valores
essenciais à vida e à dignidade humana.



-a falta de percepção coletiva da distância entre o real e o esperado,
-falta de vontade política e condições
concretas para a existência de uma escola de qualidade
- Escola não inclusiva,
Desrespeito às diversidades sexuais, religiosas e culturais e  nível de desenvolvimento cognitivo


- Avanços rápidos
- Disparidades entre os povos mais ricos, com domínio dos avanços e dos benefícios advindo da tecnologia

- Benefícios na área da saúde, educação, etc.



- Influência das grandes corporações na formação da opinião pública e manipulação das informações

-Corporativismo e monopólio

Avanços tecnológicos  beneficiando a uma grande massa com acesso à mídia

VALORES            UNIVERSAIS
ESTRUTURA
FAMILIAR
PARCERIA
ESCOLA-FAMÍLIA
OUTROS

-Sociedade contemporânea está vivendo um clima geral de insatisfação humana

- Busca frenética por informação e acesso aos bens e comodidades
- Preocupação com a sustentabilidade ambiental e da vida humana em todos seus aspectos
- Intolerância religiosa e cultural 
- busca de TER em detrimento do SER

- Famílias desagregadas,

- Formação do núcleo familiar  formada por  apenas mães, avós;

-Desajustes familiares, violência e drogas












- Falta de parceria escola e família

- Escolas que não promovem a democratização efetiva

- Pais e mães que não podem participar da aprendizagem dos filhos










-
Caixa de texto: SITUAÇÃO
ECONÔMICA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA MÍDIA

- Instabilidade da situação mundial,decorrente de uma conjuntura sócio-político   e conômico-
cultural globalizada;

-desigualdades sociais, o crescimento da injustiça,

-Competição exacerbada, da violência e da
falta de posições éticas em defesa dos valores
essenciais à vida e à dignidade humana.

 
-a falta de percepção coletiva da distância entre o real e o esperado,
-falta de vontade política e condições
concretas para a existência de uma escola de qualidade
- Escola não inclusiva, 
Desrespeito às diversidades sexuais, religiosas e culturais e  nível de desenvolvimento cognitivo




 
- Avanços rápidos
- Disparidades entre os povos mais ricos, com domínio dos avanços e dos benefícios advindo da tecnologia

- Benefícios na área da saúde, educação, etc.

 
- Influência das grandes corporações na formação da opinião pública e manipulação das informações

-Corporativismo e monopólio 

Avanços tecnológicos  beneficiando a uma grande massa com acesso à mídia 

VALORES            UNIVERSAIS ESTRUTURA
FAMILIAR PARCERIA
ESCOLA-FAMÍLIA OUTROS

-Sociedade contemporânea está vivendo um clima geral de insatisfação humana

- Busca frenética por informação e acesso aos bens e comodidades 

- Preocupação com a sustentabilidade ambiental e da vida humana em todos seus aspectos

- Intolerância religiosa e cultural  

- busca de TER em detrimento do SER
 
- Famílias desagregadas,

- Formação do núcleo familiar  formada por  apenas mães, avós;

-Desajustes familiares, violência e drogas










 
- Falta de parceria escola e família

- Escolas que não promovem a democratização efetiva

- Pais e mães que não podem participar da aprendizagem dos filhos









 -

QUE TIPO DE SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR?


- Humana justa e igualitária, onde o cidadão atue como membro participativo, exercendo sua cidadania e garantindo qualidade de vida.

- sociedade consciente de seu papel em relação à política, ao ambiente, aos valores que envolvam justiça, respeito e cooperação. Uma sociedade que valorize a pessoa humana, sem preconceitos ou discriminação. Uma sociedade, portanto, pautada em princípios éticos de

-Convivência, que permita igualdade de condições e  promova a justiça.




QUE SABERES A SOCIEDADE ATUAL NECESSITA?

- Democrática
-Justa
- Inclusiva
- Ética
- Formada pelos princípios da ética, moral e justiça universal
- Sustentável

QUE TIPO DE PESSOA  QUEREMOS FORMAR?

- Cidadãos protagonistas de sua história e da coletividade

- Guiados por valores universais como: justiça, ética, moral, respeito à diversidade sexual, ambiental , etc.

- Capacitados a usar suas habilidades e conhecimentos  em prol de uma sociedade produtiva, justa e pacífica, respeitando a diversidade

QUE FINALIDADES QUEREMOS PARA
A EDUCAÇÃO?                                         QUE PAPEL DESEJAMOS PARA A       ESCOLA EM  NOSSA REALIDADE?



- uma educação voltada par a ética e a   cidadania,  compromissada com as diversidades sociais e econômicas, trabalhando a  conscientização e sensibilização dos seus alunos e o seu desenvolvimento integral.

- Uma educação participativa e emancipatória, multidimensional, onde sejam desenvolvidas as dimensões técnico-científicas, humanas e político-sociais, preparando o aluno para  a vida.























 




IDENTIDADE DA ESCOLA



MISSÃO: Educar de forma crítica e criativa, buscando promover a dialogicidade e formar pessoas  emancipadas e capazes de realizar-se, construtores de uma sociedade justa, democrática, em que  os princípios éticos universais  norteiem as interações da  cultura, da política, da economia, do meio ambiente ,  da ciência e    da tecnologia



VISÃO DE FUTURO: 
Ser cada vez mais, uma Escola reconhecida pelo ensino forte, aliado à formação para a vida e à vivência da ética,  em favor da emancipação humana e da defesa da  cidadania planetária.






VALORES: Ética; Justiça; Integridade;  Respeito;  Cidadania; Solidariedade; Compromisso Profissional e pessoal com a coletividade.
















DIMENSÃO TÉCNICO – PEDAGÓGICA
Caixa de texto: DIMENSÃO TÉCNIC0– PEDAGÓGICA
1.Como a escola pretende desenvolver a sua prática pedagógica para concretizar o ideal definido no Marco Doutrinal? 

Caracterizada por preconizar uma
aprendizagem significativa, favorecendo à formação de cidadãos ativos, críticos e capazes de transformar a sociedade, opondo se
às desigualdades e injustiças sociais
2.Que mecanismos a escola utilizará para garantir que a proposta pedagógica seja definida e implementada  pela comunidade escolar? 
- Planejamento Participativo e coletivo

- Acompanhamento Pedagógico  sistemático

- Reflexão antes de agir, na ação e após a ação

- Avaliação e estudo dos resultados


3. Que estratégias o Núcleo Gestor pretende adotar para que o planejamento contemple a proposta pedagógica definida favoreça a reflexão da prática pedagógica? 
 
- Coordenação, acompanhamento   e avaliação

- Formação continuada de todos 

4. Que concepção permeará o trabalho pedagógico visando a construção da sociedade definida no Marco Doutrinal? 
- As bases  teóricas de diversos pesquisadores – entre eles Habermas, Piaget, Vygotsky, Wallon, Freinet,
Freire e Morin – trouxeram-nos a opção pelo pluralismo crítico.

- vislumbramos no Interacionismo Sócio-construtivista a  abordagem que melhor espelha no didático pedagógico    as posições e propostas de uma    educação crítica e emancipadora.

5. Que estratégias e recursos pedagógicos a escola pretende utilizar para a efetivação do currículo e dinamização do processo ensino-aprendizagem? 
- aulas expositivas, participativas e críticas, 

-  estratégias  de ensino desafiadoras e com altas expectativas em relação à aprendizagem dos alunos


- Aulas dinâmicas, que favorecem ao exercício da criticidade

6. De que forma a escola pretende trabalhar o processo de avaliação da aprendizagem e os indicadores educacionais internos e externos? 

- Avaliação contínua, sistemática ;

- Avaliação e atividades formativas;

- Avaliação  baseada nos avanços dos alunos  a partir  de sua condição  atual,
Vislumbrando avanços e desempenhos nos aspectos cognitivos, afetivos , etc.

7. O que a escola pretende fazer para reorientar o trabalho pedagógico a partir dos desvios e dificuldades detectados na sua prática?  
- Diálogo constante

- Construção de uma liderança sustentável e democrática

- Sistemática observação , coordenação e reorientação, baseados no profissionalismo ético, crítico e reflexivo

 DIMENSÃO PEDAGÓGICA

OBJETIVO GERAL

CONTEÚDOS

METODOLOGIA

- Formar cidadãos críticos, interativos, criativos e capazes de contribuir para o progresso da
sociedade, opondo-se às injustiças sociais.

- Zelar por um ambiente escolar norteado por
valores éticos, onde os mais  competentes profissionais sintam-se atraídos e  desafiados a realizarem seu ideal, em  consonância com a missão da Escola

- Conquistar, dia após dia, a confiança das famílias que anseiam em dar a melhor educação para seus filhos, integrando-as ao processo educacional escolar.

- Educar pessoas para atuar no mundo do trabalho, da cultura, das relações e da cidadania, motivadas por continuar aprendendo e desenvolvendo capacidades, visando a continuação dos estudos, o ingresso no mercado de trabalho e a preparação para a vida em sociedade


Currículo deverá clarificar e orientar as
ações relativas:
1.    à aprendizagem dos alunos;

2.. à  atividade educativa do professor;

3. às finalidades,
objetivos e conteúdos que se quer ensinar;

 4. os processos de tomada de decisão, planejamento e
Execução curricular.


-Abordagem sócio-construtivista;
- Ação mediadora do educador;
- Prática didática investigadora.

- Importância dos temas transversais,
interdisciplinaridade, transdisciplinaridade,
Projetos educacionais;

- Metodologia participativa;

- Sala de aula – espaço planejado para ações
Pedagógicas
PLANEJAMENTO
DISCIPLINA
(DIRETRIZES DE COMVIVÊNCIA)
AVALIAÇÃO
CURRÍCULO

- Por Área de conhecimento semanal

- Coletivo  mensalmente




















- Regimento Interno


- Normas de Convivência

- Estatuto dos Funcionários Públicos Estaduais

- LDB

- Constituição Federal

- ECA


- Diagnóstica


- Sistemática


- Formadora


-


1. Documentos norteadores:
- PCNEM
- DCNEM
- MATREIZES SPAECE, SAEB  E ENEM

2. MARCOS OPERATIVOS:

- Objetivos de ensino/metas de aprendizagem;
- Conteúdos;
-Seqüências didáticas;
- Estratégias e recursos de ensino;
- Avaliação.