SITUAÇÃO ECONÔMICA | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA | MÍDIA |
- Instabilidade da situação mundial,decorrente de uma conjuntura sócio-político e conômico- cultural globalizada; -desigualdades sociais, o crescimento da injustiça, -Competição exacerbada, da violência e da falta de posições éticas em defesa dos valores essenciais à vida e à dignidade humana. | -a falta de percepção coletiva da distância entre o real e o esperado, -falta de vontade política e condições concretas para a existência de uma escola de qualidade - Escola não inclusiva, Desrespeito às diversidades sexuais, religiosas e culturais e nível de desenvolvimento cognitivo | - Avanços rápidos - Disparidades entre os povos mais ricos, com domínio dos avanços e dos benefícios advindo da tecnologia - Benefícios na área da saúde, educação, etc. | - Influência das grandes corporações na formação da opinião pública e manipulação das informações -Corporativismo e monopólio Avanços tecnológicos beneficiando a uma grande massa com acesso à mídia |
VALORES UNIVERSAIS | ESTRUTURA FAMILIAR | PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA | OUTROS |
-Sociedade contemporânea está vivendo um clima geral de insatisfação humana - Busca frenética por informação e acesso aos bens e comodidades - Preocupação com a sustentabilidade ambiental e da vida humana em todos seus aspectos - Intolerância religiosa e cultural - busca de TER em detrimento do SER | - Famílias desagregadas, - Formação do núcleo familiar formada por apenas mães, avós; -Desajustes familiares, violência e drogas | - Falta de parceria escola e família - Escolas que não promovem a democratização efetiva - Pais e mães que não podem participar da aprendizagem dos filhos | - |
QUE TIPO DE SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR? | - Humana justa e igualitária, onde o cidadão atue como membro participativo, exercendo sua cidadania e garantindo qualidade de vida. - sociedade consciente de seu papel em relação à política, ao ambiente, aos valores que envolvam justiça, respeito e cooperação. Uma sociedade que valorize a pessoa humana, sem preconceitos ou discriminação. Uma sociedade, portanto, pautada em princípios éticos de -Convivência, que permita igualdade de condições e promova a justiça. |
QUE SABERES A SOCIEDADE ATUAL NECESSITA? | - Democrática -Justa - Inclusiva - Ética - Formada pelos princípios da ética, moral e justiça universal - Sustentável |
QUE TIPO DE PESSOA QUEREMOS FORMAR? | - Cidadãos protagonistas de sua história e da coletividade - Guiados por valores universais como: justiça, ética, moral, respeito à diversidade sexual, ambiental , etc. - Capacitados a usar suas habilidades e conhecimentos em prol de uma sociedade produtiva, justa e pacífica, respeitando a diversidade |
QUE FINALIDADES QUEREMOS PARA A EDUCAÇÃO? QUE PAPEL DESEJAMOS PARA A ESCOLA EM NOSSA REALIDADE? | - uma educação voltada par a ética e a cidadania, compromissada com as diversidades sociais e econômicas, trabalhando a conscientização e sensibilização dos seus alunos e o seu desenvolvimento integral. - Uma educação participativa e emancipatória, multidimensional, onde sejam desenvolvidas as dimensões técnico-científicas, humanas e político-sociais, preparando o aluno para a vida. |
IDENTIDADE DA ESCOLA
MISSÃO: Educar de forma crítica e criativa, buscando promover a dialogicidade e formar pessoas emancipadas e capazes de realizar-se, construtores de uma sociedade justa, democrática, em que os princípios éticos universais norteiem as interações da cultura, da política, da economia, do meio ambiente , da ciência e da tecnologia |
VISÃO DE FUTURO: Ser cada vez mais, uma Escola reconhecida pelo ensino forte, aliado à formação para a vida e à vivência da ética, em favor da emancipação humana e da defesa da cidadania planetária. |
VALORES: Ética; Justiça; Integridade; Respeito; Cidadania; Solidariedade; Compromisso Profissional e pessoal com a coletividade. |
DIMENSÃO TÉCNICO – PEDAGÓGICA
DIMENSÃO PEDAGÓGICA
OBJETIVO GERAL | CONTEÚDOS | METODOLOGIA | ||
- Formar cidadãos críticos, interativos, criativos e capazes de contribuir para o progresso da sociedade, opondo-se às injustiças sociais. - Zelar por um ambiente escolar norteado por valores éticos, onde os mais competentes profissionais sintam-se atraídos e desafiados a realizarem seu ideal, em consonância com a missão da Escola - Conquistar, dia após dia, a confiança das famílias que anseiam em dar a melhor educação para seus filhos, integrando-as ao processo educacional escolar. - Educar pessoas para atuar no mundo do trabalho, da cultura, das relações e da cidadania, motivadas por continuar aprendendo e desenvolvendo capacidades, visando a continuação dos estudos, o ingresso no mercado de trabalho e a preparação para a vida em sociedade | Currículo deverá clarificar e orientar as ações relativas: 1. à aprendizagem dos alunos; 2.. à atividade educativa do professor; 3. às finalidades, objetivos e conteúdos que se quer ensinar; 4. os processos de tomada de decisão, planejamento e Execução curricular. | -Abordagem sócio-construtivista; - Ação mediadora do educador; - Prática didática investigadora. - Importância dos temas transversais, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, Projetos educacionais; - Metodologia participativa; - Sala de aula – espaço planejado para ações Pedagógicas | ||
PLANEJAMENTO | DISCIPLINA (DIRETRIZES DE COMVIVÊNCIA) | AVALIAÇÃO | CURRÍCULO | |
- Por Área de conhecimento semanal - Coletivo mensalmente | - Regimento Interno - Normas de Convivência - Estatuto dos Funcionários Públicos Estaduais - LDB - Constituição Federal - ECA | - Diagnóstica - Sistemática - Formadora - | 1. Documentos norteadores: - PCNEM - DCNEM - MATREIZES SPAECE, SAEB E ENEM 2. MARCOS OPERATIVOS: - Objetivos de ensino/metas de aprendizagem; - Conteúdos; -Seqüências didáticas; - Estratégias e recursos de ensino; - Avaliação. | |