terça-feira, 30 de abril de 2013

OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DO BRASIL - II FASE



II OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DO BRASIL DA ESCOLA VILEBALDO AGUIAR
QUESTÕES DA II FASE
01-(Fuvest-SP) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. 
Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo invasor europeu e a escravidão dos índios.
02-(UFMG) Leia o texto.
“A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)."
(GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.)
A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
a) A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.
e) Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos.
03- (Fuvest-SP) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor."
(Stuart B. Schwartz, Segredos internos.)
A partir do texto pode-se concluir que:
a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.
b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.
c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.
e) a existência de uma realidade diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e XVII.
04-(UFMG) Todas as alternativas apresentam fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenário dos grandes descobrimentos, exceto:
a) a atuação empreendedora da burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
b) a localização geográfica de Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o restante do continente.
c) a presença da fé e o espírito da cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar os povos chamados "infiéis".
d) o aparecimento pioneiro da monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.
e) NRA (nenhuma das respostas acima).
05-(FESO-RJ) "O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das áreas não ocupadas pelos donatários."
(Manoel Maurício de Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.)
As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de:
a) Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Regular as alianças com tribos indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da Companhia de Jesus.
e) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.
06-(UNISO) Durante a maior parte do período colonial a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados "homens bons", excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da sociedade. 
A expressão "homem bom" dizia respeito a:
a) homens que recebiam a concessão da Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes;
b) senhores de engenho e proprietários de escravos;
c) funcionários nomeados pela Coroa portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia;
d) homens considerados de bom caráter, independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia.
e) NRA (nenhuma das respostas acima).
07- (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro.
Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias. 
d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.
08- (Puccamp) Não, é nossa terra, a terra do índio. Isso que a gente quer mostrar pro Brasil: gostamos muito do Brasil, amamos o Brasil, valorizamos as coisas do Brasil porque o adubo do Brasil são os corpos dos nossos antepassados e todo o patrimônio ecológico que existe por aqui foi protegido pelos povos indígenas. Quando Cabral chegou, a gente o recebeu com sinceridade, com a verdade, e o pessoal achou que a gente era inocente demais e aí fomos traídos: aquilo que era nosso, que a gente queria repartir, passou a ser objeto de ambição. Do ponto de vista do colonizador, era tomar para dominar a terra, dominar nossa cultura, anulando a gente como civilização.
(Revista "Caros Amigos". ano 4. no. 37. Abril/2000. p. 36).
A respeito do início da colonização, período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa difundida pelo território brasileiro são, respectivamente,
a) a plantation no Nordeste e as bandeiras realizadas pelos paulistas.
b) a extração das "drogas do sertão" e a implantação das missões.
c) o escambo de pau-brasil e a catequização empreendida pela Companhia de Jesus.
d) a mineração no Sudeste e a imposição da "língua geral" em toda a Colônia.
e) o cultivo da cana-de-açúcar e a "domesticação" dos índios por meio da agricultura.
09- O Bloqueio Continental, em 1807, a vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos em 1808, constituíram fatos importantes:
a) na formação do caráter nacional brasileiro;
b) na evolução do desenvolvimento industrial;
c) no processo de independência política;
d) na constituição do ideário federalista;
e) no surgimento das disparidades regionais.
10- A organização do sistema político foi objeto de discussões e conflitos ao longo
do período imperial no Brasil. Com relação ao contexto histórico do Brasil Imperial e aos problemas a ele relacionados, é correto afirmar que:
a) a centralização do poder foi objeto de sérias disputas ao longo de todo o século XIX e explica várias contendas internas às elites imperiais, como a Rebelião Praieira;
b) o Constitucionalismo ganhou força, fazendo com que o Legislativo, o Executivo e o
Judiciário se tornassem independentes e harmônicos, o que atendia às queixas dos
rebeldes da Balaiada;
c) o Federalismo de inspiração francesa e jacobina foi uma das principais bandeiras do
Partido Liberal, a partir da publicação do Manifesto Republicano, o que explica, entre
outras, a Revolução Liberal de 1842;
d) os movimentos de contestação armada – como a Revolução Farroupilha, a Sabinada
ou a Cabanagem – tinham em comum a crítica liberal às tendências absolutistas, persistentes no governo de D. Pedro II.
11- Portugal resistiu à nossa independência, procurando revertê-la, inclusive pela via das armas. Com respeito à oposição lusitana, quais das alternativas estão corretas?
I. O envio ao Brasil, de uma frota que bombardeou o Rio de Janeiro em 1823, sendo
rechaçada a seguir.
II. A resistência, na Bahia, das tropas do Brigadeiro Madeira de Melo, até 1823.
III. A busca de apoio Militar Britânico, por parte de Portugal.
IV. A dissolução da Constituinte de 1823 por D. Pedro, de origem portuguesa, e hostilizado pelos deputados.
V. Resistência militar portuguesa no Maranhão, Pará, Piauí e Cisplatina.
a) I, III e IV.                                                        d) Apenas II e V.
b) II, III e V.                                                       e) Apenas III e IV.
c) Apenas I e III.
12- Sobre o processo de independência do Brasil assinale a alternativa correta.
a) Após a Independência, os diferentes grupos liberais existentes no Brasil unem-se em
torno da centralização do poder.
b) Liberais centralistas e liberais federalistas lutaram no início do século XIX contra a
elite conservadora do Império.
c) As revoltas populares ocorridas durante o primeiro reinado foram amplamente defendidas pelos liberais centralistas.
d) José Bonifácio apoiou a Independência do Brasil dentro de uma proposição centralista do estado brasileiro.
e) Depois de consumada a independência, D. Pedro I apoiou-se no “partido brasileiro”
afastando-se do “partido português”.
13- Sobre a produção do café no Segundo Reinado, assinale a alternativa correta:
a) Toda a produção agrícola brasileira estava voltada, neste período, para um novo produto: o café, que, introduzido nas regiões do Sul da Bahia, rapidamente se espalhou para o Rio de Janeiro e São Paulo.
b) O capital necessário para a implantação de fazendas de café foi muito maior do que o capital investido na produção do açúcar.
c) Várias foram as áreas de expansão da cultura do café durante o Segundo Reinado:
sertões do Nordeste e região amazônica. O café produzido nessas regiões foi utilizado
para consumo local e para exportação.
d) A fixação do café no Vale do Paraíba deveu-se às condições geográficas excepcionais e à mão-de-obra escrava disponível.
e) O oeste paulista, ao contrário do vale do Paraíba, não produziu café de qualidade e em quantidade desejável. O processo de escoamento para a exportação foi um dos entraves da comercialização do café dessa região.
14- “Com efeito, a política científica evidencia que a separação entre o poder espiritual e o poder temporal é a condição indispensável de toda Ordem e de todo Progresso na sociedade moderna.”
Miguel Lemos, Rio de Janeiro, 1890.
As afirmações apresentadas no texto correspondem às ideias:
a) evolucionistas.
b) positivistas.
c) católicas.
d) românticas.
e) republicanas.
15- A luta pela abolição da escravidão no Brasil:
a) contou exclusivamente com a participação de negros, que alcançaram seu objetivo após várias revoltas e organização de quilombos.
b) resultou do fracasso do emprego de mão-de-obra escrava na produção açucareira e
cafeeira, que só obtiveram sucesso com a presença de imigrantes.
c) aconteceu simultaneamente à independência política brasileira, à semelhança do que ocorreu na América de colonização espanhola.
d) antecedeu a luta pela abolição da escravidão nos Estados Unidos, o que só ocorreu no início da Guerra de Secessão Americana.
e) ocorreu de forma gradual, dado o interesse crescente de vários setores da sociedade, inclusive alguns fazendeiros, no fim do trabalho escravo.
16- No Brasil, o Movimento Republicano se fortaleceu a partir de 1870 e culminou
com o fim do período monárquico.
Inspiravam o ideário desse Movimento:
a) Liberalismo, coronelismo e soberania nacional
b) Anarquismo, militarismo e abolição da escravatura
c) Positivismo, federalismo e separação entre Igreja e Estado
d) Iluminismo, reformismo e centralização política.
17- Caracterizou-se por encilhamento a política econômica que:
a) levou o país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com
escassos empréstimos estrangeiros, gerando inúmeras falências.
b) pôde acomodar os primeiros anos de República à estabilização e ao investimento em políticas públicas, principalmente educacionais;
c) levou o país a pedir empréstimos para a reorganização do parque industrial e para a
exploração da borracha na região amazônica;
d) pôde acomodar, por aproximadamente 50 anos, uma economia ainda dependente, permitindo a aplicação de recursos em serviços públicos;
e) levou o país a receber apoio de todas as nações industrializadas para desenvolvimento de parcerias, apesar da crescente inflação decorrente dos inúmeros empréstimos pedidos.
18- A Revolta de Canudos (1893-1897) e a Guerra do Contestado (1912-1916) apresentam alguns traços comuns. Foram movimentos
a) liderados por místicos que pretendiam fundar comunidades “santas”, restaurando a
Monarquia e o poder do imperador.
b) organizados em torno de líderes messiânicos, que prometiam a seus seguidores uma vida melhor e a salvação de suas almas.
c) de reação de pequenos proprietários de terra contra a política de expansão das grandes propriedades, que ameaçava expulsá-los.
d) populares de contestação à autoridade dos coronéis do Nordeste, sendo combatidos e destruídos pelos jagunços, sem intervenção do Exército.
e) de revolta contra a miséria e a forme que assolavam as populações urbanas, lideradas pela igreja católica.
19- Sabe-se que, durante a década de 1920, ocorreram no Brasil diversos acontecimentos e processos que são, em geral, considerados como sintomas da chamada crise da República Velha. Entre esses acontecimentos e processos podemos incluir:
a) O Convênio de Taubaté e a política das salvações.
b) Os movimentos tenentistas, a fundação do Partido Comunista Brasileiro e o início do
movimento modernista.
c) O Encilhamento e o Tenentismo.
d) A Revolução Constitucionalista e os movimentos tenentistas.
e) A formação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) e o início do movimento modernista.
20ª Questão: Tarefa
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
A Equipe Organizadora da II Olimpíada de História da E.E.M Vilebaldo Aguiar vem por meio deste apresentar os critérios para a realização da tarefa desta olimpíada que consiste na produção de vídeos abordando a seguinte temática: Do patrimônio histórico e cultural do meu município eu cuido e você? Cabe ressaltar que as produções devem apresentar imagens e falas sobre os patrimônios ora apresentados, a serem realizadas pelas equipes.
AVALIAÇÃO DO VIDEO
A avaliação do vídeo terá como referência os seguintes critérios:
a) O vídeo deve ser inédito e de autoria da equipe;
b) Ser capturado em qualquer formato de tecnologia digital, inclusive de aparelhos  celulares;
c) Ter resolução mínima de 640 x 480 pixels;
d)Ter duração mínima de 180 segundos e máxima de 300 segundos;
e)Ser gravado em pendrive, CD, DVD nos formatos AVI, MPEG, WMV, FLV OU 3GP

A não participação nesta etapa resultará na desclassificação da equipe.