II OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DO BRASIL DA ESCOLA
VILEBALDO AGUIAR
QUESTÕES DA II FASE
01-(Fuvest-SP)
Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O
europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e
sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do
século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos
seguintes.
Os fatores que mais contribuíram para
o citado decréscimo foram:
a) a captura e a venda do índio para o
trabalho nas minas de prata do Potosí.
b) as guerras permanentes entre as
tribos indígenas e entre índios e brancos.
c) o canibalismo, o sentido mítico das
práticas rituais, o espírito sanguinário, cruel e vingativo dos naturais.
d) as missões jesuíticas do vale
amazônico e a exploração do trabalho indígena na extração da borracha.
e) as epidemias introduzidas pelo
invasor europeu e a escravidão dos índios.
02-(UFMG) Leia o texto.
“A língua de que [os índios] usam,
toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes;
mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras,
convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto,
porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem
desordenadamente (...)."
(GANDAVO, Pero de Magalhães, História
da Província de Santa Cruz, 1578.)
A partir do texto, pode-se afirmar que
todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura
indígena, exceto:
a) A busca de compreensão da cultura
indígena era uma preocupação do colonizador.
b) A desorganização social dos
indígenas se refletia no idioma.
c) A diferença cultural entre nativos
e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
d) A língua dos nativos era
caracterizada pela limitação vocabular.
e) Os signos e símbolos dos nativos da
costa marítima eram homogêneos.
03- (Fuvest-SP) A sociedade colonial
brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização
e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da
diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções
essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de
indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de
fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos
ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de
nobreza. (...) Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O
gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que
permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem
aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e
fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e
hierarquias baseadas na cultura e na cor."
(Stuart B. Schwartz, Segredos
internos.)
A partir do texto pode-se concluir
que:
a) a diferenciação clássica e medieval
entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o
Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da
sociedade brasileira colonial.
b) a presença de índios e negros na
sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão,
completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.
c) os índios do Brasil, por serem em
pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo
de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
d) a diferenciação de raças, culturas
e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a
distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.
e) a existência de uma realidade
diferente no Brasil, como a escravidão em larga escala de negros, não alterou em
nenhum aspecto as concepções medievais dos portugueses durante os séculos XVI e
XVII.
04-(UFMG) Todas as alternativas apresentam
fatores que explicam a primazia dos portugueses no cenário dos grandes
descobrimentos, exceto:
a) a atuação empreendedora da
burguesia lusa no desenvolvimento da indústria náutica.
b) a localização geográfica de
Portugal, distante do Mediterrâneo oriental e sem ligações comerciais com o
restante do continente.
c) a presença da fé e o espírito da
cavalaria e das cruzadas que atribuíam aos portugueses a missão de cristianizar
os povos chamados "infiéis".
d) o aparecimento pioneiro da
monarquia absolutista em Portugal responsável pela formação do Estado moderno.
e) NRA (nenhuma das respostas acima).
05-(FESO-RJ) "O governo-geral foi
instituído por D. João III, em 1548, para coordenar as práticas colonizadoras
do Brasil. Consistiriam estas últimas em dar às capitanias hereditárias uma
assistência mais eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento
das áreas não ocupadas pelos donatários."
(Manoel Maurício de Albuquerque.
Pequena história da formação social brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1984. p.
180.)
As afirmativas abaixo identificam
corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de:
a) Estimular e realizar expedições
desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à
descoberta de metais preciosos.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias
hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao
povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias,
particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de
valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Regular as alianças com tribos
indígenas, controlando e limitando a ação das ordens religiosas, em especial da
Companhia de Jesus.
e) Organizar a defesa da costa e
promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.
06-(UNISO) Durante a maior parte do período
colonial a participação nas câmaras das vilas era uma prerrogativa dos chamados
"homens bons", excluindo-se desse privilégio os outros integrantes da
sociedade.
A expressão "homem bom"
dizia respeito a:
a) homens que recebiam a concessão da
Coroa portuguesa para explorar minas de ouro e de diamantes;
b) senhores de engenho e proprietários
de escravos;
c) funcionários nomeados pela Coroa
portuguesa para exercerem altos cargos administrativos na colônia;
d) homens considerados de bom caráter,
independentemente do cargo ou da função que exerciam na colônia.
e) NRA (nenhuma das respostas acima).
07- (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português
concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização.
Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território
brasileiro.
Essa colonização dirigida pelo governo
português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do
Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral
e câmaras municipais.
c) criação das capitanias
hereditárias.
d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das
sesmarias.
08- (Puccamp) Não, é nossa terra, a
terra do índio. Isso que a gente quer mostrar pro Brasil: gostamos muito do
Brasil, amamos o Brasil, valorizamos as coisas do Brasil porque o adubo do
Brasil são os corpos dos nossos antepassados e todo o patrimônio ecológico que
existe por aqui foi protegido pelos povos indígenas. Quando Cabral chegou, a
gente o recebeu com sinceridade, com a verdade, e o pessoal achou que a gente
era inocente demais e aí fomos traídos: aquilo que era nosso, que a gente
queria repartir, passou a ser objeto de ambição. Do ponto de vista do
colonizador, era tomar para dominar a terra, dominar nossa cultura, anulando a
gente como civilização.
(Revista "Caros Amigos". ano
4. no. 37. Abril/2000. p. 36).
A respeito do início da colonização,
período abordado pelo texto, pode-se afirmar que a primeira forma de exploração
econômica exercida pelos colonizadores, e a dominação cultural e religiosa
difundida pelo território brasileiro são, respectivamente,
a) a plantation no Nordeste e as
bandeiras realizadas pelos paulistas.
b) a extração das "drogas do
sertão" e a implantação das missões.
c) o escambo de pau-brasil e a
catequização empreendida pela Companhia de Jesus.
d) a mineração no Sudeste e a
imposição da "língua geral" em toda a Colônia.
e) o cultivo da cana-de-açúcar e a
"domesticação" dos índios por meio da agricultura.
09- O Bloqueio Continental, em 1807, a
vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos em 1808,
constituíram fatos importantes:
a) na
formação do caráter nacional brasileiro;
b) na
evolução do desenvolvimento industrial;
c) no
processo de independência política;
d) na
constituição do ideário federalista;
e) no surgimento das disparidades
regionais.
10- A
organização do sistema político foi objeto de discussões e conflitos ao longo
do
período imperial no Brasil. Com relação ao contexto histórico do Brasil
Imperial e aos problemas a ele relacionados, é correto afirmar que:
a)
a centralização do poder foi objeto de sérias disputas ao longo de todo o
século XIX e explica várias contendas internas às elites imperiais, como a
Rebelião Praieira;
b)
o Constitucionalismo ganhou força, fazendo com que o Legislativo, o Executivo e
o
Judiciário
se tornassem independentes e harmônicos, o que atendia às queixas dos
rebeldes
da Balaiada;
c)
o Federalismo de inspiração francesa e jacobina foi uma das principais
bandeiras do
Partido
Liberal, a partir da publicação do Manifesto Republicano, o que explica, entre
outras,
a Revolução Liberal de 1842;
d)
os movimentos de contestação armada – como a Revolução Farroupilha, a Sabinada
ou
a Cabanagem – tinham em comum a crítica liberal às tendências absolutistas,
persistentes no governo de D. Pedro II.
11- Portugal resistiu à nossa
independência, procurando revertê-la, inclusive pela via das armas. Com
respeito à oposição lusitana, quais das alternativas estão corretas?
I. O envio
ao Brasil, de uma frota que bombardeou o Rio de Janeiro em 1823, sendo
rechaçada
a seguir.
II. A
resistência, na Bahia, das tropas do Brigadeiro Madeira de Melo, até 1823.
III. A
busca de apoio Militar Britânico, por parte de Portugal.
IV. A
dissolução da Constituinte de 1823 por D. Pedro, de origem portuguesa, e
hostilizado pelos deputados.
V.
Resistência militar portuguesa no Maranhão, Pará, Piauí e Cisplatina.
a) I, III
e IV.
d) Apenas II e V.
b) II, III
e V.
e) Apenas III e IV.
c)
Apenas I e III.
12- Sobre o
processo de independência do Brasil assinale a alternativa correta.
a)
Após a Independência, os diferentes grupos liberais existentes no Brasil
unem-se em
torno
da centralização do poder.
b)
Liberais centralistas e liberais federalistas lutaram no início do século XIX contra
a
elite
conservadora do Império.
c)
As revoltas populares ocorridas durante o primeiro reinado foram amplamente
defendidas pelos liberais centralistas.
d)
José Bonifácio apoiou a Independência do Brasil dentro de uma proposição
centralista do estado brasileiro.
e) Depois
de consumada a independência, D. Pedro I apoiou-se no “partido brasileiro”
afastando-se do “partido português”.
13- Sobre a
produção do café no Segundo Reinado, assinale a alternativa correta:
a)
Toda a produção agrícola brasileira estava voltada, neste período, para um novo
produto: o café, que, introduzido nas regiões do Sul da Bahia, rapidamente se
espalhou para o Rio de Janeiro e São Paulo.
b)
O capital necessário para a implantação de fazendas de café foi muito maior do
que o capital investido na produção do açúcar.
c)
Várias foram as áreas de expansão da cultura do café durante o Segundo Reinado:
sertões
do Nordeste e região amazônica. O café produzido nessas regiões foi utilizado
para
consumo local e para exportação.
d)
A fixação do café no Vale do Paraíba deveu-se às condições geográficas
excepcionais e à mão-de-obra escrava disponível.
e)
O oeste paulista, ao contrário do vale do Paraíba, não produziu café de
qualidade e em quantidade desejável. O processo de escoamento para a exportação
foi um dos entraves da comercialização do café dessa região.
14- “Com efeito, a política científica
evidencia que a separação entre o poder espiritual e o poder temporal é a
condição indispensável de toda Ordem e de todo Progresso na sociedade moderna.”
Miguel Lemos, Rio de Janeiro, 1890.
As
afirmações apresentadas no texto correspondem às ideias:
a)
evolucionistas.
b)
positivistas.
c)
católicas.
d)
românticas.
e) republicanas.
15- A luta pela abolição da escravidão no
Brasil:
a) contou
exclusivamente com a participação de negros, que alcançaram seu objetivo após várias
revoltas e organização de quilombos.
b)
resultou do fracasso do emprego de mão-de-obra escrava na produção açucareira e
cafeeira,
que só obtiveram sucesso com a presença de imigrantes.
c)
aconteceu simultaneamente à independência política brasileira, à semelhança do
que ocorreu na América de colonização espanhola.
d)
antecedeu a luta pela abolição da escravidão nos Estados Unidos, o que só
ocorreu no início da Guerra de Secessão Americana.
e) ocorreu
de forma gradual, dado o interesse crescente de vários setores da sociedade, inclusive
alguns fazendeiros, no fim do trabalho escravo.
16- No Brasil, o Movimento Republicano se
fortaleceu a partir de 1870 e culminou
com o fim
do período monárquico.
Inspiravam
o ideário desse Movimento:
a)
Liberalismo, coronelismo e soberania nacional
b)
Anarquismo, militarismo e abolição da escravatura
c)
Positivismo, federalismo e separação entre Igreja e Estado
d)
Iluminismo, reformismo e centralização política.
17- Caracterizou-se por encilhamento a
política econômica que:
a) levou o
país a uma crise inflacionária pela emissão de moeda, sem lastro-ouro e com
escassos
empréstimos estrangeiros, gerando inúmeras falências.
b) pôde
acomodar os primeiros anos de República à estabilização e ao investimento em políticas
públicas, principalmente educacionais;
c) levou o
país a pedir empréstimos para a reorganização do parque industrial e para a
exploração
da borracha na região amazônica;
d) pôde
acomodar, por aproximadamente 50 anos, uma economia ainda dependente,
permitindo a aplicação de recursos em serviços públicos;
e) levou o
país a receber apoio de todas as nações industrializadas para desenvolvimento
de parcerias, apesar da crescente inflação decorrente dos inúmeros empréstimos
pedidos.
18- A Revolta de Canudos (1893-1897) e a
Guerra do Contestado (1912-1916) apresentam alguns traços comuns. Foram
movimentos
a)
liderados por místicos que pretendiam fundar comunidades “santas”, restaurando
a
Monarquia
e o poder do imperador.
b)
organizados em torno de líderes messiânicos, que prometiam a seus seguidores
uma vida melhor e a salvação de suas almas.
c) de
reação de pequenos proprietários de terra contra a política de expansão das
grandes propriedades, que ameaçava expulsá-los.
d)
populares de contestação à autoridade dos coronéis do Nordeste, sendo
combatidos e destruídos pelos jagunços, sem intervenção do Exército.
e) de
revolta contra a miséria e a forme que assolavam as populações urbanas,
lideradas pela igreja católica.
19- Sabe-se que, durante a década de
1920, ocorreram no Brasil diversos acontecimentos e processos que são, em
geral, considerados como sintomas da chamada crise da República Velha. Entre
esses acontecimentos e processos podemos incluir:
a) O
Convênio de Taubaté e a política das salvações.
b) Os
movimentos tenentistas, a fundação do Partido Comunista Brasileiro e o início
do
movimento
modernista.
c) O
Encilhamento e o Tenentismo.
d) A
Revolução Constitucionalista e os movimentos tenentistas.
e) A
formação da ANL (Aliança Nacional Libertadora) e o início do movimento
modernista.
20ª Questão: Tarefa
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
A
Equipe Organizadora da II Olimpíada de História da E.E.M Vilebaldo Aguiar vem
por meio deste apresentar os critérios para a realização da tarefa desta olimpíada
que consiste na produção de vídeos abordando a seguinte temática: Do patrimônio histórico e cultural do meu
município eu cuido e você? Cabe ressaltar que as produções devem apresentar
imagens e falas sobre os patrimônios ora apresentados, a serem realizadas pelas
equipes.
AVALIAÇÃO DO VIDEO
A avaliação do vídeo terá como referência os
seguintes critérios:
a) O vídeo deve ser inédito e de autoria da equipe;
b) Ser capturado em qualquer formato de tecnologia
digital, inclusive de aparelhos celulares;
c) Ter resolução mínima de 640 x 480 pixels;
d)Ter duração mínima de 180 segundos e máxima de 300 segundos;
e)Ser gravado em pendrive, CD, DVD nos formatos
AVI, MPEG, WMV, FLV OU 3GP
A
não participação nesta etapa resultará na desclassificação da equipe.