SITUAÇÃO ECONÔMICA | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA | MÍDIA |
- Instabilidade da situação mundial,decorrente de uma conjuntura sócio-político e conômico- cultural globalizada; -desigualdades sociais, o crescimento da injustiça, -Competição exacerbada, da violência e da falta de posições éticas em defesa dos valores essenciais à vida e à dignidade humana. | -a falta de percepção coletiva da distância entre o real e o esperado, -falta de vontade política e condições concretas para a existência de uma escola de qualidade - Escola não inclusiva, Desrespeito às diversidades sexuais, religiosas e culturais e nível de desenvolvimento cognitivo | - Avanços rápidos - Disparidades entre os povos mais ricos, com domínio dos avanços e dos benefícios advindo da tecnologia - Benefícios na área da saúde, educação, etc. | - Influência das grandes corporações na formação da opinião pública e manipulação das informações -Corporativismo e monopólio Avanços tecnológicos beneficiando a uma grande massa com acesso à mídia |
VALORES UNIVERSAIS | ESTRUTURA FAMILIAR | PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA | OUTROS |
-Sociedade contemporânea está vivendo um clima geral de insatisfação humana - Busca frenética por informação e acesso aos bens e comodidades - Preocupação com a sustentabilidade ambiental e da vida humana em todos seus aspectos - Intolerância religiosa e cultural - busca de TER em detrimento do SER | - Famílias desagregadas, - Formação do núcleo familiar formada por apenas mães, avós; -Desajustes familiares, violência e drogas | - Falta de parceria escola e família - Escolas que não promovem a democratização efetiva - Pais e mães que não podem participar da aprendizagem dos filhos | - |
![Caixa de texto: SITUAÇÃO
ECONÔMICA EDUCAÇÃO TECNOLOGIA MÍDIA
- Instabilidade da situação mundial,decorrente de uma conjuntura sócio-político e conômico-
cultural globalizada;
-desigualdades sociais, o crescimento da injustiça,
-Competição exacerbada, da violência e da
falta de posições éticas em defesa dos valores
essenciais à vida e à dignidade humana.
-a falta de percepção coletiva da distância entre o real e o esperado,
-falta de vontade política e condições
concretas para a existência de uma escola de qualidade
- Escola não inclusiva,
Desrespeito às diversidades sexuais, religiosas e culturais e nível de desenvolvimento cognitivo
- Avanços rápidos
- Disparidades entre os povos mais ricos, com domínio dos avanços e dos benefícios advindo da tecnologia
- Benefícios na área da saúde, educação, etc.
- Influência das grandes corporações na formação da opinião pública e manipulação das informações
-Corporativismo e monopólio
Avanços tecnológicos beneficiando a uma grande massa com acesso à mídia
VALORES UNIVERSAIS ESTRUTURA
FAMILIAR PARCERIA
ESCOLA-FAMÍLIA OUTROS
-Sociedade contemporânea está vivendo um clima geral de insatisfação humana
- Busca frenética por informação e acesso aos bens e comodidades
- Preocupação com a sustentabilidade ambiental e da vida humana em todos seus aspectos
- Intolerância religiosa e cultural
- busca de TER em detrimento do SER
- Famílias desagregadas,
- Formação do núcleo familiar formada por apenas mães, avós;
-Desajustes familiares, violência e drogas
- Falta de parceria escola e família
- Escolas que não promovem a democratização efetiva
- Pais e mães que não podem participar da aprendizagem dos filhos
-](file:///C:/DOCUME%7E1/UAURIO%7E1/CONFIG%7E1/Temp/msohtml1/01/clip_image001.gif)
QUE TIPO DE SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR? | - Humana justa e igualitária, onde o cidadão atue como membro participativo, exercendo sua cidadania e garantindo qualidade de vida. - sociedade consciente de seu papel em relação à política, ao ambiente, aos valores que envolvam justiça, respeito e cooperação. Uma sociedade que valorize a pessoa humana, sem preconceitos ou discriminação. Uma sociedade, portanto, pautada em princípios éticos de -Convivência, que permita igualdade de condições e promova a justiça. |
QUE SABERES A SOCIEDADE ATUAL NECESSITA? | - Democrática -Justa - Inclusiva - Ética - Formada pelos princípios da ética, moral e justiça universal - Sustentável |
QUE TIPO DE PESSOA QUEREMOS FORMAR? | - Cidadãos protagonistas de sua história e da coletividade - Guiados por valores universais como: justiça, ética, moral, respeito à diversidade sexual, ambiental , etc. - Capacitados a usar suas habilidades e conhecimentos em prol de uma sociedade produtiva, justa e pacífica, respeitando a diversidade |
QUE FINALIDADES QUEREMOS PARA A EDUCAÇÃO? QUE PAPEL DESEJAMOS PARA A ESCOLA EM NOSSA REALIDADE? | - uma educação voltada par a ética e a cidadania, compromissada com as diversidades sociais e econômicas, trabalhando a conscientização e sensibilização dos seus alunos e o seu desenvolvimento integral. - Uma educação participativa e emancipatória, multidimensional, onde sejam desenvolvidas as dimensões técnico-científicas, humanas e político-sociais, preparando o aluno para a vida. |
IDENTIDADE DA ESCOLA
MISSÃO: Educar de forma crítica e criativa, buscando promover a dialogicidade e formar pessoas emancipadas e capazes de realizar-se, construtores de uma sociedade justa, democrática, em que os princípios éticos universais norteiem as interações da cultura, da política, da economia, do meio ambiente , da ciência e da tecnologia |
VISÃO DE FUTURO: Ser cada vez mais, uma Escola reconhecida pelo ensino forte, aliado à formação para a vida e à vivência da ética, em favor da emancipação humana e da defesa da cidadania planetária. |
VALORES: Ética; Justiça; Integridade; Respeito; Cidadania; Solidariedade; Compromisso Profissional e pessoal com a coletividade. |
DIMENSÃO TÉCNICO – PEDAGÓGICA
![Caixa de texto: DIMENSÃO TÉCNIC0– PEDAGÓGICA
1.Como a escola pretende desenvolver a sua prática pedagógica para concretizar o ideal definido no Marco Doutrinal?
Caracterizada por preconizar uma
aprendizagem significativa, favorecendo à formação de cidadãos ativos, críticos e capazes de transformar a sociedade, opondo se
às desigualdades e injustiças sociais
2.Que mecanismos a escola utilizará para garantir que a proposta pedagógica seja definida e implementada pela comunidade escolar?
- Planejamento Participativo e coletivo
- Acompanhamento Pedagógico sistemático
- Reflexão antes de agir, na ação e após a ação
- Avaliação e estudo dos resultados
3. Que estratégias o Núcleo Gestor pretende adotar para que o planejamento contemple a proposta pedagógica definida favoreça a reflexão da prática pedagógica?
- Coordenação, acompanhamento e avaliação
- Formação continuada de todos
4. Que concepção permeará o trabalho pedagógico visando a construção da sociedade definida no Marco Doutrinal?
- As bases teóricas de diversos pesquisadores – entre eles Habermas, Piaget, Vygotsky, Wallon, Freinet,
Freire e Morin – trouxeram-nos a opção pelo pluralismo crítico.
- vislumbramos no Interacionismo Sócio-construtivista a abordagem que melhor espelha no didático pedagógico as posições e propostas de uma educação crítica e emancipadora.
5. Que estratégias e recursos pedagógicos a escola pretende utilizar para a efetivação do currículo e dinamização do processo ensino-aprendizagem?
- aulas expositivas, participativas e críticas,
- estratégias de ensino desafiadoras e com altas expectativas em relação à aprendizagem dos alunos
- Aulas dinâmicas, que favorecem ao exercício da criticidade
6. De que forma a escola pretende trabalhar o processo de avaliação da aprendizagem e os indicadores educacionais internos e externos?
- Avaliação contínua, sistemática ;
- Avaliação e atividades formativas;
- Avaliação baseada nos avanços dos alunos a partir de sua condição atual,
Vislumbrando avanços e desempenhos nos aspectos cognitivos, afetivos , etc.
7. O que a escola pretende fazer para reorientar o trabalho pedagógico a partir dos desvios e dificuldades detectados na sua prática?
- Diálogo constante
- Construção de uma liderança sustentável e democrática
- Sistemática observação , coordenação e reorientação, baseados no profissionalismo ético, crítico e reflexivo](file:///C:/DOCUME%7E1/UAURIO%7E1/CONFIG%7E1/Temp/msohtml1/01/clip_image002.gif)
DIMENSÃO PEDAGÓGICA
OBJETIVO GERAL | CONTEÚDOS | METODOLOGIA | ||
- Formar cidadãos críticos, interativos, criativos e capazes de contribuir para o progresso da sociedade, opondo-se às injustiças sociais. - Zelar por um ambiente escolar norteado por valores éticos, onde os mais competentes profissionais sintam-se atraídos e desafiados a realizarem seu ideal, em consonância com a missão da Escola - Conquistar, dia após dia, a confiança das famílias que anseiam em dar a melhor educação para seus filhos, integrando-as ao processo educacional escolar. - Educar pessoas para atuar no mundo do trabalho, da cultura, das relações e da cidadania, motivadas por continuar aprendendo e desenvolvendo capacidades, visando a continuação dos estudos, o ingresso no mercado de trabalho e a preparação para a vida em sociedade | Currículo deverá clarificar e orientar as ações relativas: 1. à aprendizagem dos alunos; 2.. à atividade educativa do professor; 3. às finalidades, objetivos e conteúdos que se quer ensinar; 4. os processos de tomada de decisão, planejamento e Execução curricular. | -Abordagem sócio-construtivista; - Ação mediadora do educador; - Prática didática investigadora. - Importância dos temas transversais, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, Projetos educacionais; - Metodologia participativa; - Sala de aula – espaço planejado para ações Pedagógicas | ||
PLANEJAMENTO | DISCIPLINA (DIRETRIZES DE COMVIVÊNCIA) | AVALIAÇÃO | CURRÍCULO | |
- Por Área de conhecimento semanal - Coletivo mensalmente | - Regimento Interno - Normas de Convivência - Estatuto dos Funcionários Públicos Estaduais - LDB - Constituição Federal - ECA | - Diagnóstica - Sistemática - Formadora - | 1. Documentos norteadores: - PCNEM - DCNEM - MATREIZES SPAECE, SAEB E ENEM 2. MARCOS OPERATIVOS: - Objetivos de ensino/metas de aprendizagem; - Conteúdos; -Seqüências didáticas; - Estratégias e recursos de ensino; - Avaliação. | |